Nesta página pretendemos colocar as receitas típicas da gastronomia da Colônia Alemã e das regiões da Alemanha de onde vieram nossos antepassados. Já estamos coletando receitas de "Spritz Bier" e outras cervejas para elaboração doméstica. Qualquer colaboração será sempre estimulada e bem-vinda!
"Viel Spaß und Guten Apetitt"



PERNIL DE PORCO AO MOLHO DE CERVEJA À MODA BÁVARA
"Bayerischer Schweinebraten mit Biersoße"
Com arranjos e adaptações da vó Erika Strassburger
Variações: Ivo Strassburger


Pernil - Receita proporcional para um pernil de 10 Kg.
Escolha uma peça de pernil de porco inteira, com osso, sem pele, de tamanho médio ou grande. O peso desta peça deverá, dependendo do tamanho, oscilar entre 8 a 12 Kg. O tamanho poderá variar, usando-se, somente uma parte do pernil devendo-se então observar a proporção dos condimentos. Leve-se em conta a fórmula universal do sal: 2,5% do peso.
 

Bezirk Niederbayern Fahne

Molho de cerveja (Ingredientes)
- 2 latinhas (ou 2 garrafas "long neck") de cerveja preta, tipo Bock ou Porter .
- 1 lata ( ou 1 garrafa "long neck") de cerveja preta adocicada, tipo "Malzbier"
- 250 gramas de sal (2,5% de 10 Kg)
- 30 a 40 gramas de pimenta preta, em grão. (Triturar ou moer só na hora de acrescentar ao molho, para não perder o aroma).
- 5 cabeças médias de alho.
- Mangerona fresca picada (aproximadamente 1 xícara ) - Pode ser substituído por orégano.
- 1 xícara de boa mostarda. De preferência mostarda tipo holandesa escura da "HEMMER", ou amarela (forte) tipo "Rib's".

 

Bezirk Niederbayern wappenn

Preparo do molho:
Pelar o alho e esmagar os dentes, moer ou triturar a pimenta acrescentando o sal e a mangerona. Misturar tudo com a cerveja Bock e Malzbier e a mostarda de forma a obter um molho homogêneo. Colocar num recipiente (Forma) que poderá ser o mesmo que será levado ao forno para assar o pernil. O detalhe importante é que o pernil fique imerso ou "abraçado" pelo molho na sua totalidade ou maior parte possível. Deixar "marinar " pelo menos 5 horas ou da noite para o dia seguinte em temperatura ambiente, virando umas duas ou 3 vezes, revolvendo o molho, e/ou regando com o próprio molho o dorso do pernil.

 

Oberdiebach wappenn
Brazão da Aldeia de Oberdiebach
Assar:
Um dos segredos importantes para o sucesso deste pernil é o tempo que o mesmo deverá ficar assando (de 4 a 5 hs.) em temperatura branda, não superior a 150 centígrados. O ideal é entre 130 e 140 centígrados. O pernil, imerso no molho supra, enquanto estiver assando, deverá ser virado de hora em hora, e o molho revolvido e misturado, regando-se sempre a parte exposta. Caso o molho secar ou diminuir muito, ir acrescentando um pouco de cerveja, que pode ser cerveja branca ou Bock, mas não Malzbier.
 
  Detalhes Finais e variações:  
 

Na última meia hora, ou 45 minutos, recolher um pouco deste molho quente (uma xícara aproximadamente) e misturar com 200 gramas de nata fresca natural. Pode ser Creme de Leite, tipo "Piá", "Ivoti", etc., de tal sorte a obter um líquido espesso.
Com uma faca de ponta ou "punção", perfurar o pernil em vários pontos e derramar este segundo molho nos furos de tal sorte que penetre na carne e levar ao forno. Poderá ser salvo aproximadamente a metade deste líquido que deverá ser "pincelado" ou regado no dorso do pernil, aproximadamente de 10 em 10 minutos e eventualmente nas batatas cozidas...caso escolha a variação de acompanhamento com batatas ao vapor! (vide abaixo
).

IMPORTANTE:
Nesta fase final de 15 a 30 minutos a temperatura do forno deverá ser elevada para 250 a 280 centígrados para se obter uma aparência dourada e crocante. O pernil não deverá mais ser "virado", permanecendo na posição em que será servido, pincelando-se ou regando com seu próprio molho e o molho de nata supra que já deverá estar incorporado ao molho todo.

 
 

Acompanhamentos:
- CHUCRUTE (Sauerkraut) natural, frio, saladas verdes e/ou salada de batatas com maionaise, batatas ao vapor ou "noisette" e purê de maçã verde. (receita em separado)
- As batatas ao vapor descascadas e inteiras, depois de cozidas, poderão ser colocadas nos últimos 30 ou 45 minutos, junto com o recipiente do pernil no forno para receber os regados do molho de nata supra juntamente com a carne e dourar, dando uma apresentação melhor ao assado.

BEBIDAS:
- De preferência uma boa cerveja ou Chopp, embora um bom vinho também possa ser servido.
Para os abstêmios, crianças e "donzelas", gasosa "Spritz Bier" ...Nada contra sucos de laranja, limonada, etc.

SOBREMESA:
- "Apfelstrudel" (Torta de Maçã), Torta de Amoras, sorvete, etc.. Café, chá ou licores para finalizar!

MÚSICA DE FUNDO:
- Embora não esteja cientificamente comprovado, já foi observado que uma música tipo "Humpapa Blasmusick" ao melhor estilo Bávaro, ou "Tiroler Jodel", enquanto o pernil estiver assando e, principalmente ao servir, aumentam consideravelmente as qualidades e o sabor desta receita...! O idioma a ser falado durante o jantar, pode ser qualquer um, mas algumas expressões em alemão, darão uma certa "atmosphera" ao evento, principalmente as gargalhadas em alemão...!

 


Visite nossa "Confraria da Linguiça"


© 2003 -SAEL-Strassburger Assessoria Empresarial Ltda. Porto Alegre - Webmaster Ivo A. Strassburger - (51)9904.8287
Click to send us an e-mail